NOTÍCIAS

01-JAN-2017

Caririaçu - Cidade Serrana

01 DE JANEIRO DE 2017
Caririaçu é um município brasileiro do estado do Ceará. Localiza-se na Microrregião de Caririaçu, integrante da Região Metropolitana do Cariri, mesorregião do Sul Cearense. Sua população estimada em 2004 era de 27.998 habitantes, e em 2006 foi estimada em 28.996. De acordo com o Censo 2010, a cidade possui 26.393 habitantes.

É ainda a terra natal do famoso comerciante cearense Seu Lunga e do jurista e escritor Raimundo de Oliveira Borges.

ESTIMOLOGIA

O topônimo Caririaçu vem do Tupi Cariri ou Kiriri (calado, taciturno) e Assú ou Açú ou (sufixo aumentativo), uma composição que significa Caladão. Sua denominação original era São José. Em agosto de 1876, foi elevado a categoria de vila com o nome "Serra de São Pedro", depois São Pedro do Crato (alusão à cidade mãe), São Pedro do Cariri, e desde 1943, Caririassú e por fim Caririaçu.

HISTÓRIA

As terras da serra de São Pedro eram habitadas pelos índios Kariri, Guari, antes da chegada das entradas no interior brasileiro durante o século XVII. Os integrantes das entradas, militares e religiosos, mantiveram os primeiros contatos com os nativos, estudaram todas a região dos Cariai, catequizaram os índigenas e os agruparam em aldeiamentos ou missões. Os resultados destes contatos e descobrimentos desencadeiaram notícias que na região tinha ouro em abundância e em seguida desencadeou-se uma verdadeira corrida para os sertões brasileiros, onde famílias oriundas de Portugal, sonhando com as riquezas de terras inexploradas e com a esperança de encontrar o minério, que as levariam a aumentar o seu patrimônio material, além de aumentar o seu prestigio pessoal com a corte portuguesa.

A busca do metal precioso, nas ribanceiras do Rio Salgado, trouxe para a região do Sertão do Cariri, a colonização e com consequência a doação de sesmarias, o que permitiu o surgimento de lugarejos e vilas. Ao redor da capelas de: São Francisco, São Pedro e Nossa Senhora do Carmo, criadas a partir do século XIX, surgiu o núcleo urbano que hoje chama-se Caririaçu.

Os primeiros habitantes da serra podem ter sido José Joaquim de Santana ou Miguel Cavalcante Campo, de acordo com depoimento do historiador Irineu Nogueira Pinheiro.

CLIMA

Tropical quente entre os meses de setembro a dezembro, e relativamente mais frio nos meses de junho a agosto. Semi-árido com pluviometria média de 1 198 mm, concentrados de janeiro a abril. No entanto, Caririaçu, por ser uma cidade serrana, tem um clima mais frio em relação às outras cidades da Região Metropolitana do Cariri.

HIDROGRAFIA E RECURSOS HÍDRICOS

As principais fontes de água fazem parte da bacia do Rio Salgado, sendo elas os riachos: Damião, do Jenipapeiro, do Jupari, dos Carneiros, Munlugu, Oitícica, Rosário, Samambaia, São Lourenço e outros tantos. Existem ainda diversos pequenos açudes, sendo o maior o açude Manoel Balbino. Atualmente a sede do município é abastecida com as águas do Açude Manoel Balbino (carneiros).

SUBDIVISÃO

O município é dividido em seis distritos: Caririaçu (sede), onde também se localiza a administração municipal,[6] Feitosa (Serrote), Valência, Miragem, Primavera (São Lourenço) e Cachoeirinha.

Os principais bairros da cidade são: Pernambuquinho, Mestre Neco, Abílio Unias, Paraíso, José Agostinho, Centro, Nossa Senhora de Carmo, Bico de Arara, Palestina, Cedron, Umari e Padre Cícero

 

Deixe seu comentário

NOTÍCIAS MAIS RECENTES
#AssistênciaSocial Há 12 dia(s)

CMDCA participa de Seminário Estadual: Formação Continuada para Conselheiros Tutelares e Conselho de Direito

Em 27 de fevereiro de 2024, aconteceu na Universidade do Parlamento - Fortaleza Ceará. O [...]

#Desenvolvimento Há 12 dia(s)

Caririaçu participa do Seminário Estadual do PAA Leite

Em 28 de fevereiro Caririaçu participou do Seminário Estadual do PAA Leite, participaram [...]

#Esporte Há 12 dia(s)

Bolsa Esporte 2024!

O Departamento de Esportes e Juventude de Caririaçu INFORMA a todos os interessados que [...]

#Saúde Há 12 dia(s)

MUTIRÃO DE ENDOSCOPIAS EM CARIRIAÇU

A Prefeitura Municipal de Caririaçu, Administração Governando para o Povo, através da Se [...]

#AssistênciaSocial Há 25 dia(s)

Mais 213 famílias de Caririaçu foram beneficiadas com o cartao do Ceará Sem Fome.

Mais 213 famílias de Caririaçu foram beneficiadas com o cartao do Ceará Sem Fome. . O [...]

#Saúde Há 60 dia(s)

HOSPITAL E MATERNIDADE GERALDO LACERDA BOTELHO PASSA POR MELHORIAS PARA MELHOR ATENDER A POPULAÇÃO!

Hospital e Maternidade Geraldo Lacerda Botelho, passa por melhorias de reformas e amplia [...]

#Prefeito Há 60 dia(s)

EMPOSSADOS OS NOVOS CONSELHEIROS TUTELARES DE CARIRIAÇU!

A Prefeitura Municipal de Caririaçu , através do Conselho Municipal dos Direitos da Cria [...]

#Prefeito Há 60 dia(s)

FORMATURA DA 9ª DO ENSINO FUNDAMENTAL EM TEMPO INTEGRAL DA EEF PAULO BARBOSA LEITE

Realizada em 16 de Janeiro de 2024 a Solenidade de formatura do 9.º ano da Escola de Ens [...]

Qual o seu nível de satisfação com essa informação?


Muito insatisfeito

Insatisfeito

Neutro

Satisfeito

Muito satisfeito